segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O amigo do peito

O sutiã ou soutien (do francês soutien: suporte), é um tipo de roupa usados por mulheres, servem para a proteção e sustentação das mamas.

Há 100 anos Mary Phelps Jacob patenteava nos Estados Unidos da América o sutiã. A invenção tinha o objetivo de acomodar o seio, possibilitando moldá-lo, diminui-lo, escondê-lo ou exibi-lo. Transformou a coadjuvante roupa de baixo em protagonista do figurino da mulher com lingeries sensuais. Antes escondido, hoje é usado até como roupa de cima.

Esta peça de roupa tornou-se um aliado na busca da beleza, do conforto e da sedução.

Tudo começou com um gesto de rebeldia. Jovem nova-iorquina, Mary Jacobs revoltou-se contra o espartilho de barbatana que não só a apertava como sobrava no vestido de noite que acabara de comprar. Com a ajuda de sua empregada, fez uma espécie de porta-seios tendo como material dois lenços, uma fita cor-de-rosa e um cordão. Depois de confeccionar cópias para as amigas, resolveu comercializar a invenção. Mais interessada no sucesso de sua criação nas festas do que nas lojas, acabou por vender a patente por 1550 dólares para a Warner Bros. Nos 30 anos seguintes, a empresa iria faturar 15 milhões de dólares com esta peça de roupa.

Há milênios as mulheres vinham procurando uma matéria-prima para confeccionar algo que desafiasse a lei da gravidade e sustentasse os seios. Referências revelam que em 2000 a.C., na Ilha de Creta, elas usavam tiras de pano para modelá-los. Mais tarde, as gregas passaram a enrolá-los para que não balançassem. Já as romanas adotaram uma faixa para diminuí-los. O espartilho surgiria na Renascença para encaixar a silhueta feminina no padrão estético imposto pela aristocracia. Por meio de cordões bem amarrados, ele apertava os seios a tal ponto que muitas desmaiavam. O sutiã apareceu para libertar a mulher daquela ditadura.

Na década de 1920, os sutiãs compunham o estilo dito "garçonne" e achatavam o busto. Nos anos 30, a silhueta feminina volta a ser valorizada. Surgem os bojos de enchimento e as estruturas de metal para aumentar os seios. Nos 50, com o advento do nylon, as peças ficam mais sedutoras e conquistam as estrelas de Hollywood. Nos 60, as feministas queimam em praça pública a peça que consideravam símbolo da opressão masculina.

Blá blá blá, Wiskas Saché a parte… Eu sou fascinada por sutiã. Sim, sim, sim! Com uns 8 anos eu comecei a usar. Não, eu não tinha nada pra enche-los, mas eu achava bonito. E não usava direto né. Mas com o tempo, começou a ser preciso. Aprincípio eu usava aqueles feios que minha mãe comprava. Aliás, tenho um até hoje. Tá bem velho, mas uso pra dormir. É… Desde novinha até durmo de sutiã. Pode falar que faz mal, que eu não ligo. Pois desde criança, eu ouvia dentro de casa que se não usasse sutiã o peito ficava caído… Assim fui tomando pavor e passei a usar direto.

Meus modelos preferidos são aqueles com bojo, né. Além de dar um up, dá aquela enchidinha, tem enchimento, valoriza o decote. Mas com os kg a menos, os meus diminuíram, e agora preciso de enchimentos maiores. E nem penso em silicone… Eu que sou toda cheia de coisas com meu corpo, digo, que hoje, sou super satisfeita com o tamanho dos peitos que tenho. Quem sabe mais pra frente, o dia que eu tiver um filho, e começar a sentir o geladinho do chão (piada interna gente… acho que vcs vão entender hahaha), eu posso pensar em aumentar. Mas hoje eu não faria. Preciso de sutiãs menores e enchimentos maiores hahahahaha.

Vocês devem achar que eu tenho uma vasta coleção, né? Não tenho não. E de todos, o preferido é 1 só. Acho que fico linda com ele. E eu que sou super básica, acho lindo aqueles sutiãs luminosos da Carolina Dieckmman. Sei que os dela são importados, mas será que lá em Friburgo (cidade aqui do Rio de Janeiro que é grande fabricante de lingerie) já fazem??? Eu queroooooo!!!

E vocês também são sutiãmaníacas???

Bjos!!!

5 comentários:

Paula Cavalcante disse...

E quem não é?? rsrsr Adoro os bem estruturados e com estampas de bichos...já os coloridos não me chamam atenção, mas tule, rendas, etc...adoro!! Bjs Cassinha linda semana meu anjo!!!

Faby disse...

Ai, Cá também adoro sutiã...
Não me lembro como comecei a usar (rs), acho que não teve uma certa importância no meu caso. Mas o colo é minha parte do corpo predileta. Sempre abusei dos decotes e até que tenho uma peitchóla que dá pro gasto (kkkk)!
Na gravidez ficou gigante e eu amei, mas logo depois ele murchou e eu prometi que caso eles não voltassem ao normal eu queria turbinar. Mas depois de 2 anos eles estão aqui normais, não muito grandes, nem muito pequenos, mas tudo no lugar (por enqto)!
Os modelos de sutiãs estão cada vez melhores né?. Já usei tudo o que você pode imaginar. Meu preferido recentemente é um modelo da Scala Evolution Push-up, na cor chocolate (o que eu mais uso), sem costuras, e deixa o seio bem em pé. Gostei bastante e recomendo!

Gostei muito do post!
Beijos
Faby

Dário Shoupaiwisky disse...

tá lindo aqui.
adoro.
1abraço

Kerou disse...

Oie ca!!
tudo certinho com vc?

sabe que eu nao sou muito fã de sutiã. Se pudesse não usava nunca, mas é totalmente necessario ainda mais depois que coloquei silicone hehe

e eu tbm quero um sutie luminoso!!!
hehehe um azul bem lindo =)


beijinhus

Claudia Pimenta disse...

oi cássia! obrigada pela visita e pelo comentário gentil! vc é sempre mt bem-vinda por lá! bjs, querida!!!

PageRank

Para honra e glória.

Para honra e glória.