Há um tempo atrás recebi uns produtos da Dermacyd. Quando postei no Instagram, teve gente até achando que eu ia fazer resenha deles. Pelo amor de Jesus, isso é algo que toda menina/mulher sabe como usar.
Mas a assessoria me mandou por email uns textos bem interessantes, e um deles falava sobre os tipos de sabonetes existentes. Tem em barra, líquido, hidratante, bactericida, íntimo, esfoliante... E alguns em uso contínuo causam problemas a pele.
Eu sempre ouvi dizer que o certo é usar sabonete somente uma vez ao dia (mas ninguém respeita isso), e que sabonete esfoliante não mais que duas vezes por semana... Só que lendo os textos que recebi vi que há outros perigos, tipo o uso de sabonete bactericida constantemente para higiene íntima.
Essa diversidade de produtos e a falta de informação sobre o assunto pode confundir as mulheres nessa escolha. Veja abaixo a diferença entre os tipos mais comuns de sabonetes.
- Íntimo: a região íntima é bastante delicada e sensível, e os sabonetes íntimos são produtos testados, indicados exclusivamente para essa área. Segundo o Guia FEBRASGO, a melhor opção são os produtos hipoalergênicos, apropriados para a higiene íntima, que reduzem a chance de ocorrência de quadros irritativos. Deve-se dar preferência aos líquidos, com pH ácido (pH entre 4,2 e 5,6)1 e que produzam pouca espuma.
- Normal: a maioria desses sabonetes tem pH alcalino, isto é, o contrário de ácido, que é diferente do ambiente natural da região íntima. Para se ter uma ideia da alcalinidade, os sabonetes líquidos comuns possuem pH entre 7 e 8, já os em barra ficam entre 9 e 10. Produtos desse tipo podem prejudicar a camada ácida natural e protetora da região, que serve como proteção contra germes que causam alergia e coceira1. O uso diário e contínuo desse sabonete pode irritar e agredir o ambiente sensível da região íntima. Além disso, sabonetes em barra, por estarem constantemente em contato com o ar, podem sofrer contaminações do meio externo.
- Bactericida: os sabonetes bactericidas têm pH entre 11 e 12, isto é, são extremamente alcalinos1. Quando um produto desse tipo é usado na região íntima, a defesa natural é comprometida, deixando a região suscetível a micro-organismos e outras substâncias nocivas para o organismo2. Além disso, deve-se evitar produtos que contenham substâncias antissépticas (como triclosan e clorexidina) porque a higiene é apenas para remover resíduos e não deve atacar a flora natural da região íntima.
Com essas informações, só veio confirmar algumas "teorias" que eu tinha: sabonete líquido é muito mais higiênico (embora eu use em barra), não usar sabonete esfoliante e nem a bucha vegetal todo dia (AMO bucha vegetal nova, que quase arranca o couro da gente).
A pele do corpo precisa de cuidados, assim como cuidamos da pele do rosto, dos cabelos, das unhas. A gente se preocupa tanto com essas partes que acaba se descuidando disso, e porque não começando pelo sabonete, que é o inicial, a limpeza.
Mas não é pra ninguém se desesperar e arrancar os cabelos achando que tá fazendo tudo errado. E nem ficar com medo de sabonete bactericida. Eu adoro o cheiro do Protex.
E como o inverno está chegando a pele fica ressecada, merece cuidados especiais. A Natura todo ano lança uma linha de cuidados pro inverno e no verão várias marcas tem hidratantes mais leves que não deixam a gente com a sensação do corpo melecado e grudento. Fora que tem opções de óleos e hidratantes de banho também. Então, não tem desculpa pra se descuidar. Todas lindas e com pele macia.
xoxo
Para honra e glória.

0 comentários:
Postar um comentário