quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Você conhece o filtro dos sonhos?

Eu só conhecia a imagem, mas não sabia do que se tratava, até eu conhecer a Rude Boys.
O filtro dos sonhos é um artefato indígena (hoje muito usado como objeto de decoração), vindo da tribo americana Ojibwa.



Diz a lenda: “Se você trabalhar com forças boas será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza, do contrário, irá para uma direção que causará dor e infortúnios. No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões. Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins.
Segundo demonstram algumas linhas do Xamanismo, mesmo de posse do Filtro dos Sonhos, teremos pesadelos, pois eles nos mostram visões de diversos aprendizados que devemos nos atentar. Acredita-se que o filtro impedirá que energias indesejadas interfiram no processo natural e particular de sonhar.
Na confecção do Filtro dos Sonhos, pode ser colocada uma pena no centro, abaixo, simbolizando a respiração, o elemento ar, e em alguns é colocado no centro uma pedra ou cristal. Tudo o que é colocado possui um significado. O Centro da Teia Corresponde ao Grande Mistério, o Criador, a Força que abrange o Universo inteiro."

Lendas e crenças a parte, eu acho bem bonito. E acredito que os pesadelos venham como visões de aprendizado e atentamento. Além disso acho muito bonito o filtro dos sonhos e sua relação com a natureza e as boas energias. Pois creio que tudo aquilo que possa nos trazer algo de bom é válido.
Além do filtro dos sonhos, o Juan, dono da Rude Boys, faz brincos lindos inspirados nos filtros. Com cores diferentes, penas, diferentes formas de teias, cada um mais atraente que o outro. E eu que tenho descendência indígena, e sou totalmente carnavalesca, adoro brincões, penas e trabalhos totalmente feitos a mão. E ele usa cipó como sua matéria prima.


Quem quiser conhecer mais do trabalho dele é só visitar a página Rude Boys - Filtro dos Sonhos e Brincos.

Gostaram???

xoxo

0 comentários:

PageRank

Para honra e glória.

Para honra e glória.